sábado, 16 de maio de 2009

Seis Histórias às Avessas - Luísa Ducla Soares

Esta semana os Companheiros foram ao centro de recursos da nossa escola, escutar uma história do livro, Seis Histórias às Avessas, da autora Luísa Ducla Soares, intitulada " A Sereia".
Um vampiro, uma princesa, um monstro, um príncipe, uma sereia e uma máquina do tempo são elementos centrais deste divertido livro, cujo título contém um enigma a descobrir. Em que é que cada uma destas "seis histórias" é ao contrário ou às avessas"? Este livro, já galardoado com o Prémio calouste Gulbenkian, convida o público infantil e adulto a uma leitura engraçada e profunda.
A história "A Sereia" foi agradável e divertida. Os Companheiros aprenderam com ela que os animais devem viver em liberdade, no seu habitat natural e que não devem ser explorados pelos seres humanos com fins lucrativos, como por exemplo a utilização dos animais nos espectáculos de entretenimento (circos...).
Este assunto já tinha sido discutido quando abordámos , em Estudo do Meio, o tema dos animais. Recomendo a leitura das outras cinco histórias!