domingo, 29 de março de 2009

Glitter Text Generator

Lá num país muito longe, numa floresta muito grande, onde existem muitos animais... Havia um pinheiro com um ninho que tinha três ovos.
Passado alguns dias os ovos começaram a tremer e algo estava para acontecer.
Os passarinhos iam nascer. Um a um partiam a casca do ovo, e olhavam para o que estava à sua volta.
A mãe pardal , sim, porque os passarinhos eram pardais, tomava conta dos seus filhotes com todo o cuidado. Ela dava-lhes de comer para ficarem fortes e para mais tarde os ensinar a voar.
Mas, havia um pardalinho , que tinha muita pressa em sair do ninho, passava o dia a bater as asas, e perguntava, muitas vezes, à mãe quando iria sair do ninho.
Queria conhecer o mundo lá fora, ver para onde ia o rio que via ao longe do seu ninho , conhecer os animais que andavam cá por baixo, os veados , coelhos , doninhas e até as pequenas formigas.
Ele só conhecia os animais que voavam e viviam nas árvores, esquilos, borboletas e outros tipos de pássaros , que já o tinham visitado no ninho.
Certo dia, estava uma bela manhã, a mãe pardal preparou os seus filhotes para a primeira lição de voo. O pardalinho queria ser o primeiro, mas os irmãos não o deixaram.
Quando chegou a vez dele, estava muito nervoso e não conseguiu voar.
Nas lições seguintes, também não conseguiu.
Um dia os seus irmãos ajudaram-no, pegando cada um numa das asas do passarinho.
Os dois irmãos disseram ao mesmo tempo:
- Bate as asas! Rápido!
Então graças aos irmãos o passarinho conseguiu voar!
Autora: Fátima Santos -3ºC

domingo, 22 de março de 2009

A Primavera chegou no dia 20 de Março às 11h e 44m.

A Primavera vai manter-se até às 06h e 46m do dia 21 de Junho, quando começa o Verão de acordo com informação do Observatório Astronómico de Lisboa.

quinta-feira, 19 de março de 2009

terça-feira, 17 de março de 2009

COMO FAZER UM HERBÁRIO

Prensa de Secagem de Plantas

O que é um herbário

É uma colecção de plantas prensadas e secas, dispostas segundo determinada ordem e disponíveis para referência ou estudo.

Um herbário pode conter algumas centenas de exemplares colhidos num determinado local, ou, geralmente, ser composto de milhões de exemplares, acumulados ao longo de muitos anos e que documentam a flora de um ou mais continentes.
O objectivo geral da gestão de um herbário é a colheita e conservação de exemplares de plantas com as respectivas etiquetas. Destas etiquetas fazem parte elementos referentes ao local e data da colheita, nome do colector e a identificação da espécie em questão (binome latino seguido do nome do classificador).
A formação de herbários iniciou-se no século XVI em Itália, como colecções de plantas secas e cosidas em papel.
Lineu (1707-1778), designado como o “pai da taxonomia” aparentemente popularizou a pratica corrente de montar os exemplares em simples folhas de papel e guardá-las horizontalmente.

Para que serve?
Para referenciar e permitir identificar facilmente as plantas.
As designações vulgares variam regionalmente e podem não corresponder a uma única planta.
Como se faz uma prensa para secar o material para conservar no herbário?
Material necessário
  • 2 placas de madeira (dimensões sugeridas – 40x30 cm), com um furo a 2,5 cm de cada um dos quatros cantos
  • 4 parafusos compridos com porcas de orelhas e jornais.

Procedimento

Sobre uma das placas de madeira colocar vários jornais, depois um exemplar completo da espécie a herborizar (com caule, folhas e flores/frutos, eventualmente raízes) dentro de um jornal e, novamente, jornais vazios. Não esquecer de colocar junto a cada planta colhida uma etiqueta com os seguintes elementos: nome da planta (científico, se conhecido, ou vulgar), local da colheita (o mais pormenorizado possível, com distrito, concelho, lugar, ecologia, se é seco/húmido, próximo de caminhos, altitude, etc.) data da colheita, nome do colector.



É importante haver jornais sem plantas entre exemplares herborizados, para a humidade que sai das plantas e que é absorvida pelos jornais não passar dum exemplar para outro. Assim, evita-se o crescimento de fungos (bolores) nas plantas e fermentações, que as danificavam, não permitindo a sua conservação.

Depois de prensadas todas as plantas colhidas coloca-se a outra placa de madeira e apertam-se as porcas de orelhas dos parafusos, até sentir alguma pressão, de modo que as plantas fiquem espalmadas, mas não esborrachadas!!!. Têm que se mudar os jornais com frequência, de início todos os dias e, posteriormente, à medida que a planta vai secando, vai-se diminuindo a frequência de substituição dos mesmos.


sábado, 14 de março de 2009